Desafie o medo que está impedido você de realizar seus sonhos!

Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria das pessoas tem sonhos, desejam muitas coisas para sua vida, mas nem todas agem para obter todas essas coisas. Querer todas querem, mas nem todas se dispõem a agir para buscar aquilo que dizem tanto querer. Ao serem questionadas se sabem que sem ação não terão resultado, é muito comum responderem “Eu sei”, mas só essa conscientização não é suficiente, é preciso entrar em ação, agir na direção do que está buscando. Mas o que as impede de agir? Muitas vezes o que impede as pessoas de entrarem em ação é o medo. Isso mesmo, o medo pode impedir você de alcançar seus sonhos, mas será que o medo está sendo maior que o seu sonho?

O sentimento de medo em seu caráter subjetivo depende da maneira como interpretamos e avaliamos as situações que nos levam a sentir medo e a partir daí teremos como consequência um resultado que pode ser positivo/fortalecedor ou desastroso/limitante. O medo, real ou imaginário, pode gerar insegurança e ansiedade e nos levar a desistir de grande parte dos nossos sonhos e objetivos. Então sentir medo é ruim? Claro que não, o medo é uma emoção que tem como função principal nos proteger. Assim, sempre que vamos executar uma ação que coloca, de alguma maneira, nossa vida em risco, sentimos medo.

No mundo moderno, o medo pode surgir como um limitador que nos impede de aproveitar todas as oportunidades que aparecem. Mas esse medo na maioria das vezes nem é real, mas sim criado pela nossa mente. Real ou não, pode levar você a desistir de muitas coisas e justificar de várias formas, mas que no fundo tem como causa principal o medo. Então pare e observe quantas coisas você deixou de fazer por causa desse medo.

Mas medo de quê? Muitos são os medos, medo de não ser boa o suficiente, de não estar pronta, de errar, de ser julgada, de não ser aceita e até o medo de dar certo e ter sucesso, entre tantos outros.

Você acha que uma pessoa corajosa não sente medo? Claro que sente, o medo é um sentimento natural e faz parte da condição humana. A pessoa corajosa também sente medo, mas ela ativa sua habilidade de superar esse medo e lida com esse sentimento para que ele não a paralise, não a impeça de seguir adiante. Para viver bem, precisamos aprender a lidar com nossos medos e enfrentá-los.

A vida nos oferece muitas oportunidades e precisamos ter coragem para enfrentar as adversidades, apesar do medo. Pode soar estranho, mas a única forma de superar os medos é ter a coragem para enfrentá-los. A boa notícia é que é possível aprender a lidar de forma mais saudável e eficaz com seu medo e assim conseguir resultados mais positivos em sua vida. A questão é, por onde começar? O primeiro passo é identificar e anotar cada um dos seus medos. Diante de cada um deles se pergunte se ele é real, ou seja, tem evidências concretas que o justificam ou são criados apenas em sua mente? Depois, se exponha gradativamente a essa situação que desperta o medo em você. E se você acredita que consegue e merece realizar seu sonho, elabore um plano para conseguir realizá-lo. Durante esse processo você vai se sentindo cada vez mais confiante e desenvolvendo uma atitude positiva que vai ajudar a desafiar e superar seus medos para realizar seus sonhos.

Agora a escolha é sua, pode passar o resto da vida paralisada diante da barreira do medo ou então começar a identificar, desafiar e enfrentar esse medo para aprender, desenvolver novas habilidades e evoluir na direção de seus objetivos, metas e sonhos.  Siga em frente e sucesso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *